segunda-feira, 13 de maio de 2013

Salmos 1.

-

Primeiro livro
Salmos 1—41
A verdadeira felicidade
1Felizes são aqueles
que não se deixam levar
pelos conselhos dos maus,
que não seguem o exemplo
dos que não querem saber de Deus
e que não se juntam com os que zombam
de tudo o que é sagrado!
2Pelo contrário, o prazer deles
está na lei do Senhor,
e nessa lei eles meditam dia e noite.
3Essas pessoas são como árvores
que crescem na beira de um riacho;
elas dão frutas no tempo certo,
e as suas folhas não murcham.
Assim também tudo o que
essas pessoas fazem dá certo.
4O mesmo não acontece com os maus;
eles são como a palha
que o vento leva.
5No Dia do Juízo eles serão condenados
e ficarão separados
dos que obedecem a Deus.
6Pois o Senhor dirige e abençoa
a vida daqueles que lhe obedecem,
porém o fim dos maus
são a desgraça e a morte.










__________________________________________________________________________
Salmos 2.


O rei escolhido por Deus
1Por que as nações pagãs
planejam revoltas?
Por que os povos fazem planos
tão tolos?
2Os seus reis se preparam,
e os seus governantes fazem planos
contra Deus, o Senhor,
e o rei que ele escolheu.
3Esses rebeldes dizem:
“Vamos nos livrar do domínio deles;
acabemos com o poder
que eles têm sobre nós.”
4Do seu trono lá no céu
o Senhor ri e zomba deles.
5Então, muito irado, ele os ameaça
e os assusta com o seu furor.
6Ele diz: “Já coloquei o meu rei
no trono
lá em Sião, o meu monte santo.”
7O rei diz: “Anunciarei
o que o Senhor afirmou.
Senhor me disse:
‘Você é meu filho;
hoje eu me tornei seu pai.
8Peça, e eu lhe darei todas as nações;
o mundo inteiro será seu.
9Com uma barra de ferro,
você as quebrará
e as fará em pedaços
como se fossem potes de barro.’ ”
10Agora escutem, ó reis;
prestem atenção, autoridades!
11Adorem o Senhor com temor.
Tremam e se ajoelhem diante dele;
12se não, ele ficará irado logo,
e vocês morrerão.
Felizes são aqueles que buscam
a proteção de Deus!

____________________________________________________
Salmos 3.


Oração pedindo a ajuda de Deus
Davi escreveu este salmo quando fugia do seu filho Absalão.
1Ó Senhor Deus, tenho tantos inimigos!
São muitos os que se viram contra mim!
2Eles conversam a meu respeito e dizem:
“Deus não o ajudará!”
3Mas tu, ó Senhor, me proteges
como um escudo.
Tu me dás a vitória
e renovas a minha coragem.
4Eu chamo o Senhor para me ajudar,
e lá do seu monte santo
ele me responde.
5Eu me deito, e durmo tranquilo,
e depois acordo
porque o Senhor me protege.
6Não tenho medo
dos milhares de inimigos
que me ameaçam de todos os lados.
7Vem, ó Senhor!
Salva-me, meu Deus!
Tu atacas os meus inimigos;
tu humilhas os maus
e acabas com o seu poder.
8És tu que dás a vitória.
Ó Senhor Deus, abençoa o teu povo.

___________________________________________________________________

Salmos 4.


Deus, meu defensor
Salmo de Davi. Ao regente do coro — para instrumentos de cordas.
1Ó Deus, defensor dos meus direitos,
responde-me quando eu te chamar!
Eu estava em dificuldade,
mas tu me ajudaste.
Tem misericórdia de mim
e ouve a minha oração!
2Homens poderosos, até quando
vocês vão me insultar?
Até quando amarão o que não tem valor
e andarão atrás de falsidades?
3Lembrem que o Senhor Deus
trata com cuidado especial
aqueles que são fiéis a ele;
Senhor me ouve quando eu o chamo.
4Tremam de medo e parem de pecar.
Sozinhos e quietos nos seus quartos,
examinem a sua própria consciência.
5Ofereçam sacrifícios
como o Senhor exige
e ponham a sua confiança nele.
6Há muitas pessoas que oram assim:
“Dá-nos mais bênçãos, ó Senhor Deus,
e olha para nós com bondade!”
7Mas a felicidade que pões
no meu coração é muito maior
do que a daqueles que têm comida
com fartura.
8Quando me deito, durmo em paz,
pois só tu, ó Senhor,
me fazes viver em segurança.

_____________________________________________________________________




Salmos 5.

Oração pedindo a proteção de Deus
Salmo de Davi. Ao regente do coro — para flautas.
1Ó Senhor Deus,
ouve as minhas palavras
e escuta os meus gemidos!
2Meu Rei e meu Deus,
atende o meu pedido de ajuda,
pois eu oro a ti, ó Senhor!
3De manhã ouves a minha voz;
quando o sol nasce,
eu faço a minha oração
e espero a tua resposta.
4Tu não és Deus que tenha prazer
na maldade;
tu não permites que os maus
sejam teus hóspedes.
5Tu não suportas a presença
dos orgulhosos
e detestas os que praticam o mal.
6Acabas com os mentirosos
e desprezas os violentos e os falsos.
7Mas, por causa do teu grande amor,
eu posso entrar nos pátios
da tua casa
e ajoelhar com todo o respeito,
voltado para o teu santo Templo.
8Ó Senhor Deus, ajuda-me a fazer
a tua vontade
e faze com que o teu caminho
seja reto e plano para mim!
Que os meus inimigos vejam
que tu estás comigo!
9Não se pode confiar
no que eles dizem,
pois só pensam em destruir.
A sua conversa é uma bajulação macia,
mas está cheia de engano e morte.
10Condena e castiga-os, ó Deus!
Que os próprios planos deles
os façam cair na desgraça!
Expulsa-os da tua presença,
pois eles muitas vezes quebram
as tuas leis
e se revoltam contra ti.
11Mas os que buscam abrigo em ti
ficarão contentes
e sempre cantarão de alegria
porque tu os defendes.
Os que te amam
encontram a felicidade em ti.
12Pois tu, ó Senhor Deus,
abençoas os que te obedecem,
a tua bondade os protege
como um escudo.

_________________________________________________________________________
Salmos 6.


Oração de um enfermo
Salmo de Davi. Ao regente do coro — para instrumentos de oito cordas.
1Ó Senhor Deus, não me repreendas
quando estiveres irado!
Não me castigues no teu furor.
2Tem compaixão de mim,
pois me sinto fraco.
Dá-me saúde, pois o meu corpo
está abatido,
3e a minha alma está muito aflita.
Ó Deus, quando virás me curar?
4Vem salvar a minha vida,
ó Senhor Deus!
Por causa do teu amor,
livra-me da morte.
5Pois no mundo dos mortos
não és lembrado,
e lá ninguém pode te louvar.
6Estou cansado de chorar.
Todas as noites a minha cama
se molha de lágrimas,
e o meu choro encharca o travesseiro.
7Por causa dos meus inimigos,
os meus olhos estão inchados
de tanto chorar,
e quase não posso enxergar.
8Afastem-se de mim,
vocês que fazem o mal!
Senhor Deus me ouve quando choro;
9ele me escuta quando peço ajuda
e atende as minhas orações.
10Os meus inimigos ficarão
envergonhados e apavorados;
eles fugirão de repente,
em completa confusão.
______________________________________________________________
Salmos 7.

Oração pedindo justiça
Hino que Davi cantou a Deus por causa de Cuche, o benjamita.
1Ó Senhor, meu Deus,
em ti encontro segurança.
Salva-me, livra-me
de todos os que me perseguem.
2Não permitas que eles, como um leão,
me peguem e me despedacem,
sem que ninguém possa me salvar.
3Ó Senhor, meu Deus, se tenho feito
qualquer uma destas coisas:
se cometi alguma injustiça
contra alguém,
4se traí um amigo,
se cometi sem motivo alguma violência
contra o meu inimigo,
5então que os meus inimigos
me persigam e me agarrem!
Que eles me deixem caído no chão,
morto,
e largado sem vida no pó!
6Ó Senhor, levanta-te com ira
e enfrenta a fúria dos meus inimigos!
Levanta-te e ajuda-me,
porque tu exiges que a justiça
seja feita.
7Ajunta todos os povos em volta de ti
e, de cima, reina sobre eles.
8Ó Senhor Deus, tu és o juiz
de todas as pessoas.
Julga a meu favor,
pois sou inocente e correto.
9Eu te peço que acabes
com a maldade dos maus
e que recompenses os que são direitos.
Pois tu és Deus justo
e julgas os nossos pensamentos
e desejos.
10Deus me protege como um escudo;
ele salva os que são honestos
de verdade.
11Deus é um juiz justo;
todos os dias ele condena os maus.
12Se eles não se arrependerem,
Deus afiará a sua espada.
Ele já armou o seu arco
para disparar flechas.
13Ele pega as suas armas mortais
e atira as suas flechas de fogo.
14Vejam como os maus imaginam maldades.
Eles planejam desgraças
e vivem mentindo.
15Armam armadilhas para pegarem
os outros,
mas eles mesmos caem nelas.
16Assim eles são castigados
pela sua própria maldade,
são feridos
pela sua própria violência.
17Eu, porém, agradecerei a Deus
a sua justiça
e cantarei louvores ao Senhor,
o Deus Altíssimo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário