quinta-feira, 2 de maio de 2013

O livro de Jonas

--


Jonas Foge do Senhor e é Lançado ao Mar




Jonas foge de Deus

1Certo dia, o Senhor Deus disse a Jonas, filho de Amitai:
2— Apronte-se, vá à grande cidade de Nínive e grite contra ela, porque a maldade daquela gente chegou aos meus ouvidos.
 3Jonas se aprontou, mas fugiu do Senhor, indo na direção contrária. Ele desceu a Jope e ali encontrou um navio que estava de saída para a Espanha. Pagou a passagem e embarcou a fim de viajar com os marinheiros para a Espanha, para longe do Senhor4No entanto, Deus mandou um forte vento, e houve uma tempestade no mar. Era tão violenta, que o navio estava em perigo de se partir ao meio. 5Os marinheiros ficaram com muito medo e gritavam por socorro, cada um ao seu deus. E, para que o navio ficasse mais leve, jogaram a carga no mar. Porém Jonas tinha descido ao porão e ali havia se deitado e caído num sono profundo.
 6O capitão do navio o encontrou ali e disse:
— Como é que você está aí dormindo? Levante-se e peça socorro ao seu deus. Pode ser que ele tenha pena de nós e não deixe a gente morrer.
 7Os marinheiros disseram uns aos outros:
— Vamos tirar a sorte para descobrir quem é o culpado de estarmos neste perigo.
Eles fizeram isso, e o nome de Jonas foi sorteado. 8Então lhe perguntaram:
— Agora diga: quem é o culpado de tudo isso? O que você está fazendo aqui? De onde você vem? De que país você é, e qual é o seu povo?
 9— Eu sou hebreu — respondeu Jonas — e adoro o Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra.
10Em seguida, Jonas contou que estava fugindo de Deus, oSenhor. Aí os marinheiros ficaram mais apavorados ainda e disseram:
— Veja só o que você fez!
 11A tempestade piorava cada vez mais, de modo que os marinheiros perguntaram a Jonas:
— Que devemos fazer com você para que o mar se acalme?
 12Jonas respondeu:
— Vocês me peguem e joguem no mar, que ele ficará calmo. Pois eu sei que foi por minha culpa que esta terrível tempestade caiu sobre vocês.
 13Em vez de fazerem isso, os marinheiros começaram a remar com toda a força, tentando levar o navio para a praia; porém não conseguiam nada porque a tempestade piorava ainda mais. 14Então oraram bem alto, assim:
— Ó Senhor Deus, não nos castigues com a morte, por tirarmos a vida deste homem. Pois és tu, ó Senhor, quem está fazendo isso, e o que está acontecendo é da tua vontade.
 15Em seguida, os marinheiros pegaram Jonas e o jogaram no mar, e logo o mar se acalmou. 16Eles ficaram com tanto medo do Senhor, que lhe ofereceram um sacrifício e lhe fizeram promessas.
 17Senhor ordenou que um grande peixe engolisse Jonas. E ele ficou dentro do peixe três dias e três noites.

______________________________________________________________________________
Jonas 2.


A oração de Jonas
1Ali, de dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor, seu Deus, dizendo:
2“Ó Senhor Deus,
na minha aflição clamei por socorro,
e tu me respondeste;
do fundo do mundo dos mortos, gritei pedindo socorro,
e tu ouviste a minha voz.
3Tu me atiraste no abismo,
bem no fundo do mar.
Ali as águas me cercavam por todos os lados,
e todas as tuas poderosas ondas rolavam sobre mim.
4Pensei que havia sido jogado fora da tua presença
e que não tornaria a ver o teu santo Templo.
5“As águas vieram sobre mim e me sufocaram;
o mar me cobriu completamente,
e as plantas marinhas se enrolaram na minha cabeça.
6Desci até a raiz das montanhas,
desci à terra que tem o portão trancado para sempre.
Tu, porém, me salvaste da morte,
ó Senhor, meu Deus!
7Quando senti que estava morrendo,
eu lembrei de ti, ó Senhor,
e a minha oração chegou a ti,
no teu santo Templo.
8“Aqueles que adoram ídolos,
que são coisas sem valor,
deixaram de ser fiéis a ti.
9Mas eu cantarei louvores,
e te oferecerei sacrifícios,
e cumprirei o que prometi.
A salvação vem de Deus, o Senhor!”
10Então o Senhor deu ordem ao peixe, e ele vomitou Jonas na praia.


Jonas 3.


Jonas em Nínive
1Pela segunda vez, o Senhor Deus disse a Jonas:
 2— Apronte-se, vá à grande cidade de Nínive e anuncie ao povo de lá a mensagem que eu vou dar a você.
 3Jonas se aprontou e foi a Nínive, como o Senhor Deus havia ordenado. Nínive era tão grande, que uma pessoa levava três dias para atravessá-la a pé. 4Jonas entrou na cidade, andou um dia inteiro e então começou a anunciar:
— Dentro de quarenta dias, Nínive será destruída!
 5Então os moradores de Nínive creram em Deus e resolveram que cada um devia jejuar. E todos, desde os mais importantes até os mais humildes, vestiram roupa feita de pano grosseiro a fim de mostrar que estavam arrependidos.
 6Quando o rei de Nínive soube disso, levantou-se do trono, tirou o manto, vestiu uma roupa feita de pano grosseiro e sentou-se sobre cinzas. 7Mandou também anunciar ao povo da cidade o seguinte: “Esta é uma ordem do rei e dos seus ministros. Ninguém pode comer nada. Todas as pessoas e também os animais, o gado e as ovelhas estão proibidos de comer e beber. 8Que todas as pessoas e animais vistam roupas feitas de pano grosseiro! Que cada pessoa ore a Deus com fervor e abandone os seus maus caminhos e as suas maldades! 9Talvez assim Deus mude de ideia. Talvez o seu furor passe, e assim não morreremos!”
 10Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então mudou de ideia e não castigou a cidade como tinha dito que faria.

__________________________________________________________________________
Jonas 4.


A raiva de Jonas e a misericórdia de Deus
1Por causa disso, Jonas ficou com raiva e muito aborrecido.
 2Então orou assim:
— Ó Senhor Deus, eu não disse, antes de deixar a minha terra, que era isso mesmo que ias fazer? Foi por isso que fiz tudo para fugir para a Espanha! Eu sabia que és Deus que tem compaixão e misericórdia. Sabia que és sempre paciente e bondoso e que estás sempre pronto a mudar de ideia e não castigar. 3Agora, ó Senhor, acaba com a minha vida porque para mim é melhor morrer do que viver.
 4Senhor respondeu:
— Jonas, você acha que tem razão para ficar com tanta raiva assim?
 5Aí Jonas saiu de Nínive, foi para o lado onde o sol nasce e sentou-se. Depois, construiu um abrigo e sentou-se na sombra, esperando para ver o que ia acontecer com a cidade. 6Então o Senhor Deus fez crescer uma planta por cima de Jonas, para lhe dar um pouco de sombra, de modo que ele se sentisse mais confortável. E Jonas ficou muito satisfeito com a planta. 7Mas no dia seguinte, quando o sol ia nascer, por ordem de Deus um bicho atacou a planta, e ela secou.8Depois que o sol nasceu, Deus mandou um vento quente vindo do leste. E Jonas quase desmaiou por causa do calor do sol, que queimava a sua cabeça. Então quis morrer e disse:
— Para mim é melhor morrer do que viver!
 9Mas Deus perguntou:
Jonas, você acha que está certo ficar com raiva por causa dessa planta?
Jonas respondeu:
— É claro que tenho razão para estar com raiva e, com tanta raiva, que até quero morrer!
 10Então o Senhor Deus disse:
— Essa planta cresceu numa noite e na noite seguinte desapareceu. Você nada fez por ela, nem a fez crescer, mas mesmo assim tem pena dela! 11Então eu, com muito mais razão, devo ter pena da grande cidade de Nínive, onde há mais de cento e vinte mil crianças inocentes e também muitos animais!





(Jonas 4:5) Então Jonas saiu da cidade, e sentou-se ao oriente dela; e ali fez para si uma barraca, e se sentou debaixo dela, à sombra, até ver o que aconteceria à cidade. 6E fez o Senhor Deus nascer uma aboboreira, e fê-la crescer por cima de Jonas, para que lhe fizesse sombra sobre a cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; de modo que Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira. 7Mas Deus enviou um bicho,… o qual feriu a aboboreira, de sorte que esta se secou.
Jonas se afastou da cidade de Ninive (que Deus decidiu poupar) e se assentou debaixo de uma barraca contemplando a famosa cidade que lhe causou tantas “dores”. Não esquecem que o profeta já tinha passado por uma experiencia traumática ao ser engolido por um peixe durante 3 dias. Jonas estava “ferido” e com resentimentos e magoa da parte dos habitantes de Ninive. Ele terminou obedecendo ao Eterno , pregando arrependimento e todos de Ninive reconheceram a voz do Senhor e mudaram de atitude. Mas o profeta estava ferido e não havia paz , alegria e justiça no seu coração!
 Para livrá-lo do seu enfado , Deus fez crescer uma aboboreira e Jonas se alegrou! O que sustentava a paz e alegria de Jonas ?
Resposta: A aboboreira ! Sim amados leitores , uma planta era o que alegrava o profeta e não o fato de ver o povo salvo e mudado!
O grande segredo de experimentar a paz que exede todo entendimento , alegria e justiça é viver para agradar o Eterno! É “vibrar” pelos projetos e sonhos que Deus tem em salvar , curar e libertar esse planeta.
Se a sua alegria esta baseada naquilo que pode lhe dar mais conforto , (na aboboreira) , você nunca experimetará a VERDADEIRA PAZ , ALEGRIA E JUSTIÇA. Essas 3 benções são dadas exclusivamente para aqueles que sintem prazer em obedecer e se envolver nos assuntos do Pai.
Por mais que Deus tem prazer em Lhe dar “aboboreiras” na sua trajetória na terra , Ele nunca desejará que você deposite a sua força e confiança nelas porque cedo o tarde , desaparecerá . Mas as obras do Eterno são eternas e tudo aqueles que investem nelas, trabalhando como os seus soldados , terão paz , alegria e justiça PERMANENTE .
Deus é Pai para os que lhe pertencem , e como bom Pai , corrige aqueles que ama. Se o Eterno perceber que o coração do filho esta nas coisas terrenais , nas “Aboboreiras” da vida , certamente , enviará um bicho comer a “plantinha” que lhe traz tanta segurança e força.





-
TEXTO BÍBLICO – JÓ 1.1-3 / JONAS 1.1-3




Nenhum comentário:

Postar um comentário