sábado, 25 de maio de 2013

GÊNESIS 1.;.,


--

A criação do Universo e da raça humana



1No começo Deus criou os céus e a terra. 2A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água.
 3Então Deus disse:
— Que haja luz!
E a luz começou a existir. 4Deus viu que a luz era boa e a separou da escuridão. 5Deus pôs na luz o nome de “dia” e na escuridão pôs o nome de “noite”. A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o primeiro dia.
 6Então Deus disse:
— Que haja no meio da água uma divisão para separá-la em duas partes!
 7E assim aconteceu. Deus fez uma divisão que separou a água em duas partes: uma parte ficou do lado de baixo da divisão, e a outra parte ficou do lado de cima.8Nessa divisão Deus pôs o nome de “céu”. A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o segundo dia.
 9Aí Deus disse:
— Que a água que está debaixo do céu se ajunte num só lugar a fim de que apareça a terra seca!
E assim aconteceu. 10Deus pôs na parte seca o nome de “terra” e nas águas que se haviam ajuntado ele pôs o nome de “mares”. E Deus viu que o que havia feito era bom. 11Em seguida ele disse:
— Que a terra produza todo tipo de vegetais, isto é, plantas que deem sementes e árvores que deem frutas!
E assim aconteceu.12A terra produziu todo tipo de vegetais: plantas que dão sementes e árvores que dão frutas. E Deus viu que o que havia feito era bom. 13A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o terceiro dia.
 14Então Deus disse:
— Que haja luzes no céu para separarem o dia da noite e para marcarem os dias, os anos e as estações! 15Essas luzes brilharão no céu para iluminar a terra.
E assim aconteceu. 16Deus fez as duas grandes luzes: a maior para governar o dia e a menor para governar a noite. E fez também as estrelas. 17Deus pôs essas luzes no céu para iluminarem a terra, 18para governarem o dia e a noite e para separarem a luz da escuridão. E Deus viu que o que havia feito era bom. 19A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o quarto dia.
20Depois Deus disse:
— Que as águas fiquem cheias de todo tipo de seres vivos, e que na terra haja aves que voem no ar!
 21Assim Deus criou os grandes monstros do mar, e todas as espécies de seres vivos que em grande quantidade se movem nas águas, e criou também todas as espécies de aves. E Deus viu que o que havia feito era bom. 22Ele abençoou os seres vivos do mar e disse:
— Aumentem muito em número e encham as águas dos mares! E que as aves se multipliquem na terra!
 23A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o quinto dia.
 24Então Deus disse:
— Que a terra produza todo tipo de animais: domésticos, selvagens e os que se arrastam pelo chão, cada um de acordo com a sua espécie!
E assim aconteceu. 25Deus fez os animais, cada um de acordo com a sua espécie: os animais domésticos, os selvagens e os que se arrastam pelo chão. E Deus viu que o que havia feito era bom. 26Aí ele disse:
— Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão.
 27Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher 28e os abençoou, dizendo:
 

Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão. 29Para vocês se alimentarem, eu lhes dou todas as plantas que produzem sementes e todas as árvores que dão frutas. 30Mas, para todos os animais selvagens, para as aves e para os animais que se arrastam pelo chão, dou capim e verduras como alimento.
E assim aconteceu. 31E Deus viu que tudo o que havia feito era muito bom. A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o sexto dia.







Jó 9.


Gênesis 9.


Deus faz uma aliança com Noé
1Deus abençoou Noé e os seus filhos, dizendo o seguinte:
— Tenham muitos filhos, e que os seus descendentes se espalhem por toda a terra. 2Todos os animais selvagens, todas as aves, todos os animais que se arrastam pelo chão e todos os peixes terão medo e pavor de vocês. Todos eles serão dominados por vocês. 3Vocês podem comer os animais e também as verduras; eu os dou para vocês como alimento. 4Mas uma coisa que vocês não devem comer é carne com sangue, pois no sangue está a vida. 5Eu acertarei as contas com cada ser humano e com cada animal que matar alguém. 6O ser humano foi criado parecido com Deus, e por isso quem matar uma pessoa será morto por outra.
7— Tenham muitos filhos, e que os descendentes de vocês se espalhem por toda a terra.
 8Deus também disse a Noé e aos seus filhos:
 9— Agora vou fazer a minha aliança com vocês, e com os seus descendentes, 10e com todos os animais que saíram da barca e que estão com vocês, isto é, as aves, os animais domésticos e os animais selvagens, sim, todos os animais do mundo. 11Eu faço a seguinte aliança com vocês: prometo que nunca mais os seres vivos serão destruídos por um dilúvio. E nunca mais haverá outro dilúvio para destruir a terra. 12Como sinal desta aliança que estou fazendo para sempre com vocês e com todos os animais,13vou colocar o meu arco nas nuvens. O arco-íris será o sinal da aliança que estou fazendo com o mundo. 14Quando eu cobrir de nuvens o céu e aparecer o arco-íris, 15então eu lembrarei da aliança que fiz com vocês e com todos os animais. E assim não haverá outro dilúvio para destruir todos os seres vivos. 16Quando o arco-íris aparecer nas nuvens, eu o verei e lembrarei da aliança que fiz para sempre com todos os seres vivos que há no mundo. 17O arco-íris é o sinal da aliança que estou fazendo com todos os seres vivos que vivem na terra.
Noé e os seus filhos
18Os filhos de Noé, que saíram da barca com ele, foram Sem, Cam e Jafé (Cam foi o pai de Canaã.). 19Esses três foram os filhos de Noé, e os descendentes deles se espalharam pelo mundo inteiro.
 20Noé era agricultor; ele foi a primeira pessoa que fez uma plantação de uvas. 21Um dia Noé bebeu muito vinho, ficou bêbado e se deitou nu dentro da sua barraca. 22Cam, o pai de Canaã, viu que o seu pai estava nu e saiu para contar aos seus dois irmãos. 23Então Sem e Jafé pegaram uma capa, puseram sobre os seus próprios ombros, foram andando de costas e com a capa cobriram o seu pai, que estava nu. E, a fim de não verem o pai nu, eles fizeram isso olhando para o lado. 24Quando Noé acordou depois da bebedeira, soube do que Cam, o filho mais moço, havia feito. 25Aí Noé disse o seguinte:
“Maldito seja Canaã!
Ele será escravo dos seus irmãos,
um escravo miserável.”
26E Noé disse mais:
“Bendito seja o Senhor, Deus de Sem,
e que Canaã seja seu escravo.
27Deus faça com que Jafé tenha domínio
sobre muitas terras,
e que os seus descendentes morem
nos acampamentos de Sem.
E que Canaã seja escravo de Jafé.”
28Depois do dilúvio Noé viveu mais trezentos e cinquenta anos 29e morreu quando tinha novecentos e cinquenta anos de idade.




23/6/2013.........



He puesto mi arco iris en las nubes. Esa es la señal de mi pacto con ustedes y con toda la tierra. Cuando envíe nubes sobre la tierra, el arco iris aparecerá en las nubes y yo me acordaré de mi pacto con ustedes y con todas las criaturas vivientes. Nunca más las aguas de un diluvio volverán a destruir a todos los seres vivos. Cuando yo vea el arco iris en las nubes, me acordaré del pacto eterno entre Dios y toda criatura viviente sobre la tierra». Entonces Dios le dijo a Noé: «Este arco iris es la señal del pacto que yo confirmo con todas las criaturas de la tierra». (Génesis 9:13-17 NTV)


Pus o meu arco-íris nas nuvens. Esse é o sinal da minha aliança convosco e com toda a terra. Quando você envia nuvens sobre a terra, o arco-íris aparecer nas nuvens e me lembrarei da minha aliança convosco e com todos os seres vivos. Nunca mais as águas se tornarão em dilúvio para destruir todas as coisas vivas. Quando eu vejo o arco-íris nas nuvens, eu me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos na terra. "Então Deus disse a Noé: "Este arco-íris é o sinal da aliança que eu confirmo com todas as criaturas da terra." (Gênesis 9:13-17 NLT)

Gênesis 12.

Deus chama Abrão
1Certo dia o Senhor Deus disse a Abrão:
— Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei. 2Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros.3Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo.
 4Abrão tinha setenta e cinco anos quando partiu de Harã, como o Senhor havia ordenado. E Ló foi com ele. 5Abrão levou a sua mulher Sarai, o seu sobrinho Ló, filho do seu irmão, e todas as riquezas e escravos que havia conseguido em Harã. Quando chegaram a Canaã,6Abrão atravessou o país até que chegou a Siquém, um lugar santo, onde ficava a árvore sagrada de Moré. Naquele tempo os cananeus viviam nessa região. 7Ali o Senhor apareceu a Abrão e disse:
— Eu vou dar esta terra aos seus descendentes.
Naquele lugar Abrão construiu um altar a Deus, o Senhor, pois ali o Senhor havia aparecido a ele. 8Depois disso Abrão foi para a região montanhosa que fica a leste da cidade de Betel e ali armou o seu acampamento. Betel ficava a oeste do acampamento, e a cidade de Ai ficava a leste. Também nesse lugar Abrão construiu um altar e adorou oSenhor9Dali ele foi andando de um lugar para outro, sempre na direção sul da terra de Canaã.
Abrão no Egito
10Naquele tempo houve em Canaã uma fome tão grande, que Abrão foi morar por algum tempo no Egito. 11Quando ia chegando ao Egito, Abrão disse a Sarai, a sua mulher:
— Escute! Você é uma mulher muito bonita, 12e, quando os egípcios a virem, vão dizer: “Essa aí é a mulher dele.” Por isso me matarão e deixarão que você viva. 13Diga, então, que você é minha irmã. Assim, por sua causa, eles me deixarão viver e me tratarão bem.
 14Quando Abrão chegou ao Egito, os egípcios viram que Sarai, a sua mulher, era, de fato, muito bonita. 15Alguns altos funcionários do rei do Egito também a viram e contaram a ele como era linda aquela mulher. Por isso ela foi levada para o palácio do rei.
 16Por causa dela o rei tratou bem Abrão e lhe deu ovelhas, bois, jumentos, escravos e escravas, jumentas e camelos. 17Mas, por causa de Sarai, o Senhor Deus castigou o rei e a sua família com doenças horríveis. 18Por isso o rei mandou chamar Abrão e perguntou:
— Por que você me fez uma coisa dessas? Por que não me disse que ela é a sua mulher?19Você disse que ela era sua irmã, e por isso eu casei com ela. Portanto, aqui está a sua mulher; saia daqui com ela!
20Então o rei deu ordem, e os seus guardas levaram Abrão para fora do Egito, junto com a sua mulher e com todas as coisas que eram dele.
______________________________________________________






Jacó luta com um Anjo e recebe um novo nome
_________________________________________________




A criação do Universo e da raça humana
O jardim do Éden
A desobediência do primeiro casal
O castigo
Adão e Eva são expulsos do jardim
Caim e Abel
Os descendentes de Caim
Sete e Enos
Os descendentes de Adão1Crônicas 1.1-4
A maldade da raça humana
A barca de Noé
O dilúvio
O fim do dilúvio
Noé constrói um altar
Deus faz uma aliança com Noé
Noé e os seus filhos
Os descendentes dos filhos de Noé1Crônicas 1.5-23
A torre de Babel
Os descendentes de Sem
Os descendentes de Tera
Deus chama Abrão
Abrão no Egito
Abrão e Ló se separam
Promessa de Deus a Abrão
Abrão liberta Ló
Melquisedeque abençoa Abrão
Deus faz uma aliança com Abrão
Agar e Ismael
A aliança e a circuncisão
Deus promete um filho a Abraão
Abraão pede em favor de Sodoma
Sodoma, cidade de pecado
Ló sai de Sodoma
A destruição de Sodoma e de Gomorra
A origem dos moabitas e dos amonitas
Abraão e Abimeleque
O nascimento de Isaque
Agar e Ismael são mandados embora
Abraão e Abimeleque
Deus põe Abraão à prova
Os descendentes de Naor
A morte e o sepultamento de Sara
Uma esposa para Isaque
Outros descendentes de Abraão
A morte de Abraão
Os descendentes de Ismael1Crônicas 1.28-33
O nascimento de Esaú e de Jacó
Esaú vende os seus direitos de filho mais velho
Isaque na terra dos filisteus
Isaque e Abimeleque fazem um trato
As mulheres de Esaú
Isaque abençoa Jacó
Esaú pede a bênção do pai
Jacó vai para a Mesopotâmia
Esaú casa com uma filha de Ismael
O sonho de Jacó em Betel
O encontro com Raquel
Jacó casa com Leia e com Raquel
Os filhos de Jacó
Jacó e Labão fazem um trato
Jacó foge de Labão
Labão vai atrás de Jacó
Jacó e Labão fazem um trato
Jacó faz planos para o encontro com Esaú
A luta de Jacó em Peniel
Jacó se encontra com Esaú
Dina é desonrada
Bênção em Betel
A morte de Raquel
Os filhos de Jacó1Crônicas 2.1-2
A morte de Isaque
Os descendentes de Esaú1Crônicas 1.34-37
Os descendentes de Seir1Crônicas 1.38-42
Os reis de Edom1Crônicas 1.43-54
José e os seus irmãos
José é vendido e levado para o Egito
Judá e Tamar
José na casa de Potifar
José explica dois sonhos
José explica os sonhos do rei
José como governador do Egito
Os irmãos de José vão até o Egito
Os irmãos de José voltam para Canaã
Os irmãos de José voltam ao Egito
O copo de José
Judá pede em favor de Benjamim
José conta quem é
Jacó e a sua família vão para o Egito
A chegada ao Egito
José como governador do Egito
O último pedido de Jacó
Jacó abençoa José e os seus filhos
Jacó abençoa os seus doze filhos
A morte e o sepultamento de Jacó
Final da história de José
__________________________________________

The creation of the universe and the human race
The Garden of Eden
The disobedience of the first couple
The punishment
Adam and Eve are expelled from the garden
Cain and Abel
The descendants of Cain
Seth and Enos
The descendants of Adão1Crônicas 1:1-4
The wickedness of the human race
The boat of Noah
The flood
The end of the flood
Noah builds an altar
God makes a covenant with Noah
Noah and his sons
The descendants of the children of 1.5-23 Noé1Crônicas
The Tower of Babel
The descendants of Shem
The descendants of Terah
God calls Abram
Abraham in Egypt
Abram and Lot separate
God's Promise to Abram
Abram liberates Lot
Melchizedek blesses Abram
God makes a covenant with Abram
Hagar and Ishmael
The covenant and circumcision
God promises Abraham a son
Abraham asks in favor of Sodom
Sodom, the city of sin
Lot out of Sodom
The destruction of Sodom and Gomorrah
The origin of the Moabites and Ammonites
Abraham and Abimelech
The birth of Isaac
Hagar and Ishmael are sent away
Abraham and Abimelech
God put Abraham to the test
The descendants of Nahor
The death and burial of Sarah
A Wife for Isaac
Other descendants of Abraham
The death of Abraham
The descendants of Ismael1Crônicas 1.28-33
The birth of Esau and Jacob
Esau sells his rights eldest son
Isaac in the land of the Philistines
Isaac and Abimelech make a deal
Women of Esau
Isaac blesses Jacob
Esau asks the Father Blessing
Jacob goes to Mesopotamia
Esau marries a daughter of Ishmael
Jacob's Dream at Bethel
The meeting with Raquel
Jacob marries Rachel and Read
The sons of Jacob
Jacob and Laban make a deal
Jacob flees from Laban
Laban chases Jacob
Jacob and Laban make a deal
Jacob makes plans to meet Esau
The fight of Jacob at Peniel
Jacob meets Esau
Dina is dishonored
Blessing at Bethel
Death of Rachel
The children of 2.1-2 Jacó1Crônicas
Death of Isaac
The descendants of Esaú1Crônicas 1.34-37
The descendants of Seir1Crônicas 1.38-42
The kings of Edom1Crônicas 1.43-54
Joseph and his brothers
Joseph is sold into Egypt
Judah and Tamar
Joseph in Potiphar's house
José explains two dreams
Joseph explains the dreams of King
Joseph as governor of Egypt
Joseph's brothers go to Egypt
Joseph's brothers return to Canaan
Joseph's brothers return to Egypt
The cup of Joseph
Judah asks in favor of Benjamin
José account who is
Jacob and his family go to Egypt
The arrival to Egypt
Joseph as governor of Egypt
The last request of Jacob
Jacob blesses Joseph and his sons
Jacob blesses his twelve sons
The death and burial of Jacob
End of the story of Joseph
_____________________________________________










Nenhum comentário:

Postar um comentário